Neto revelou que colegas de time eram gays: “Todo mundo respeitava”

17/08/2023 às 17h00

Por: Caio Yokota
Neto no Os Donos da Bola (Reprodução / Band)
Neto no Os Donos da Bola (Reprodução / Band)

Se ainda hoje, falas e atitudes homofóbicas acontecem, imagina nas décadas de 80 e 90? Foi nesse contexto que o ex-jogador e atual apresentador da Band, Neto, abordou o tema durante várias entrevistas.

Neto no Os Donos da Bola (Reprodução / Band)

Neto é um personagem que divide opiniões. O xodó da fiel não faz questão de agradar a todos, contudo, quando o assunto é injustiça e preconceito, o apresentador não esconde seu lado.

Em longa entrevista à revista IstoÉ, em maio de 2011, Neto revelou que já trabalhou com vários jogadores gays e que, na época, todo mundo os respeitava.

“Pode sim. Muitos jogadores que atuaram comigo eram homossexuais e todo mundo respeitava os caras em campo. Aqueles que usam esse tipo de coisa para vender jornal ou ganhar ibope na tevê é que não merecem respeito”, declarou o ex-Corinthians.

A fala do ex-meia foi divulgada no mesmo dia em que a bancada evangélica barrou a votação do projeto de lei contra a homofobia no Congresso.

LEIA TAMBÉM:

Falando sobre homofobia

Vesgo, Neto e Alfinete

Vesgo, Neto e Alfinete (Reprodução / Web)

Em seu canal do YouTube, o apresentador voltou a falar sobre a homofobia durante o quadro Neto Responde, no dia 7 de setembro de 2021.

“Já tive vários amigos gays no futebol. Só que assim, da época que eu jogava, eles sempre ficaram muito no armário. Esse preconceito com a orientação sexual vem melhorando muito agora, mas muitos ficaram no armário, é muito triste”, respondeu Neto.

Sempre que pode, o apresentador utiliza seu enorme alcance, tanto no Os Donos da Bola, quanto no recente Apito Final, para conscientizar seu público sobre o preconceito que as pessoas LGBTQIA+ sofrem no dia a dia.

“Acho que esse mundo precisa aprender que a gente não tem que ter preconceito com absolutamente nada. Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT…. Dizer a importância da gente ser uma pessoa melhor. Tantas pessoas morrem em relação à orientação sexual; a gente tem que ter o orgulho de poder ter essas imagens. A gente precisa disso. O mundo precisa disso. Vocês são muito melhores do que as pessoas héteros, que acham que mandam no mundo, e que não mandam nada”, declarou o apresentador no dia 28 de junho de 2021, o dia do orgulho gay.

Inspiração

Richarlyson

Richarlyson (Reprodução / Web)

Outro ex-jogador e comentarista já se pronunciou sobre o assunto. Diferentemente de Neto, Richarlyson passou – e ainda passa – na pele o preconceito por ser bissexual.

Hoje um dos principais nomes do núcleo esportivo da Globo, o comentarista tinha tudo para não entrar em assuntos “polêmicos”. Negro e bissexual, Richarlyson é um alvo fácil das pessoas de cabeça vazia.

Como na época de jogador, o comentarista demonstrou personalidade e entendeu que é necessário falar sobre sua orientação sexual. Durante o podcast Nos Armários dos Vestiários, produzido pelo GE, o ex-Seleção Brasileira falou pela primeira vez sobre o tema.

“A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Vai fazer o quê? Nada. O mais importante não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, explicou Richarlyson.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.