Edmundo quer distância de jornalista da Globo: “Será processada”

08/08/2023 às 15h27

Por: Caio Yokota
Ana Thaís Matos e Renata Mendonça (Divulgação / Globo)
Ana Thaís Matos e Renata Mendonça (Divulgação / Globo)

O Palmeiras se preparava para disputar a final do Mundial de Clubes de 2021, contra o Chelsea, enquanto a imprensa dissecava o duelo. Os profissionais tentavam prever as possíveis situações de jogo e como o Verdão poderia superar a equipe inglesa.

Ana Thaís Matos e Renata Mendonça (Divulgação / Globo)

Naquele ano, a Globo não realizaria a transmissão do torneio, o que não impediu uma de suas jornalistas – Renata Mendonça – se envolver em uma polêmica.

Boicote a corintianos

Apresentador Neto comandando Os Donos da Bola

Neto em Os Donos da Bola (Reprodução / Web)

A Band foi a emissora responsável pela transmissão do torneio, e sofreu pressão da torcida palmeirense para que Neto – principal comentarista da casa -, não participasse da equipe que cobriria o jogo.

A coação dos torcedores deu certo. Os ex-Palmeiras – Velloso e Edmundo – foram os escolhidos para comentar a grande final, enquanto Ulisses Costa narrou a partida.

Durante a transmissão, o ex-atacante e comentarista Edmundo soltou uma frase que gerou polêmica nas redes sociais. Na ocasião, o ídolo alviverde falou que o atacante Lukaku, jogador do Chelsea na época, “só tem força física e é desprovido de técnica”.

LEIA TAMBÉM:

“Clichê racista”

Edmundo na Fox Sports

Edmundo (Reprodução / Fox Sports)

Com o Brasil inteiro sintonizado na Band, todo e qualquer comentário da equipe de transmissão era motivo de crítica ou elogio dos torcedores, secadores e até mesmo dos colegas de profissão de outras emissoras.

Foi assim que a comentarista da Globo, Renata Mendonça, julgou a fala do ex-craque como “clichê racista” ao opinar sobre o atacante belga.

“’Lukaku tem força física, mas é desprovido de técnica’ mostra que: Não conhece o futebol de um dos melhores centroavantes do mundo atualmente. Repete um clichê racista de que jogadores negros são fortes fisicamente, mas não podem ter técnica/inteligência pra jogar”, declarou.

No extinto Terceiro Tempo apresentado por Milton Neves, Edmundo se defendeu e ameaçou processar a profissional da Globo.

“Ela [Renata Mendonça] não me conhece. A minha mãe é negra, a família da minha mãe toda é negra, meus melhores amigos são negros. Então, eu não tive a menor ideia de ser racista como ela quis dizer. Acho que ela foi muito infeliz. Mas, com todo o respeito, eu não vou abrir discussão com ela. Se couber um processo, ela será processada. Fora isso, ela segue a vida dela, e eu seguirei a minha”, disparou o comentarista.

Depois disso, não se falou mais sobre o caso que, aparentemente, ficou por aí.

Edmundo: o intrujão

PVC e Galvão Bueno

PVC e Galvão Bueno (Reprodução / Instagram)

Com passagens por RedeTV!, Band e Fox Sports, o comentarista levou uma característica de dentro de campo para as telas. Emocional e agressivo – no sentido bom e ruim da palavra –, o ex-camisa 7 do Palmeiras não fugia das brigas e não pipocava diante dos melhores zagueiros.

Na TV, o Animal seguiu assim. Sem receio de bater de frente para defender seus argumentos, o comentarista chegou a discutir com grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro, entre eles Paulo Vinícius Coelho, o PVC.

Ambos participavam do programa Central Fox, na madrugada do dia 12 de maio de 2017, para analisar a partida entre São Paulo e Defensa y Justicia, válida pela Copa Sul-Americana.

Além dos torcedores são-paulinos estarem de cabeça quente pela eliminação, outra pessoa ficou bem irritada no dia: Edmundo. Na volta do intervalo do programa, o comentarista apareceu de cara fechada quando PVC disse que o ex-atacante tinha razão sobre a discussão no bloco anterior.

“Não tô certo não. Vocês jornalistas é que estão certos. Vocês estão sempre contra, a última palavra tem sempre que ser a do PVC (…) Só tô dizendo que jornalistas têm razão. Eu estou aqui de intrujão”, bradou Edmundo.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.