Durou pouco: prática adotada pela Globo foi condenada por Galvão Bueno

19/07/2023 às 13h25

Por: Caio Yokota
Galvão Bueno em transmissão (Reprodução / Globo)
Galvão Bueno em transmissão (Reprodução / Globo)

A cada ano que passa, as transmissões de jogos investem cada vez mais em tecnologia e equipamentos de última geração para levar a melhor experiência ao telespectador. Mas nem sempre a inovação agrada o público final, e nem o narrador mais importante que já passou pela Globo: Galvão Bueno.

Galvão Bueno

Galvão Bueno em transmissão (Reprodução / Globo)

Foi o caso da “linha do tempo” criada para os canais pagos do Grupo Globo: SporTV e Premiere. O tradicional cronômetro ao lado do placar foi trocado por uma linha vertical que ocupava a faixa esquerda do televisor (imagem abaixo), causando estranhamento logo no primeiro minuto de jogo.

A novidade desagradou até mesmo o principal narrador da casa na época, que em sua rede social chamou a novidade de “feia”.

Linha do Tempo

Linha do Tempo alvo de polêmica (Reprodução / SporTV)

No triunfo do Ceará sobre o Palmeiras, o narrador acompanhava o jogo enquanto interagia com fãs no Twitter. Um deles falou para o narrador mandar tirar o cronômetro, que estava muito feio, ao que Galvão prontamente respondeu:

LEIA TAMBÉM:

“Tem razão! Feio!”, disse no dia 11 de abril de 2022.

Fala, Tino!

Tino Marcos

Tino Marcos (Reprodução / Globo)

Mas não foi apenas o lendário narrador que se incomodou com a presença de uma linha ao invés do cronômetro. O ex-Global Tino Marcos também se manifestou sobre a modernidade de sua antiga empresa.

Assim como Galvão, Tino também interagiu com um seguidor na rede social. O fã pediu para o repórter ligar para a Globo e pedir para tirar a linha das transmissões.

 “Pô, não tava nem reparando, agora tô incomodado também!”, respondeu Tino com bom humor.

No dia da estreia da tecnologia, 9 de abril de 2022, a comentarista da Globo, Ana Thais Matos, também se pronunciou em suas redes sociais.

“Galera, não adianta ficar me atacando pela novidade na tela das transmissões do Premiere e do Sportv (…) Meu depto [departamento] é outro, eu não sei nem onde fica a turma da arte. Se eu tivesse alguma influência pra mudar algo, eu usaria pra conseguir folga eterna no carnaval”, publicou.

Não deixou saudades

Maurício Noriega e Jota Júnior

Maurício Noriega e Jota Júnior (Reprodução / SporTV)

A experiência durou pouco e não deixou saudades. No dia 12 de abril – três dias após a estreia -, o departamento de Esportes da Globo informou o retorno do cronômetro ao lado do placar e o fim da linha do tempo.

A emissora aproveitou e brincou com a situação nas redes sociais, ambiente onde a novidade foi duramente criticada. O Twitter oficial do SporTV publicou um gif de um árbitro fazendo o sinal do VAR e postou a seguinte mensagem:

“Fala, galera! Ouvimos os comentários sobre a nossa linha do tempo, chamamos o VAR para avaliar possíveis ajustes e vai rolar! A partir dos jogos de hoje retornamos com o cronômetro tradicional e a linha do tempo durante as bolas paradas”.

Questionada pelo site Lance!, o departamento de Comunicação da Globo se pronunciou através de uma nota:

“Estamos atentos à opinião do público e fizemos ajustes no grafismo, que já poderão ser vistos a partir da segunda rodada do Brasileirão, nesta terça-feira, tanto nas transmissões do SporTV como do Premiere. O cronômetro volta ao modelo tradicional, com a contagem dos segundos, e a linha do tempo passará a aparecer com a bola parada, para que o narrador conte, de forma cronológica, o que aconteceu no jogo”, dizia o comunicado.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.