Campeão da Copa do Brasil e mais 11 times são rebaixados para quinta divisão paulista

04/07/2023 às 11h11

Por: Caio Yokota
Paulista de Jundiaí celebrando o título da Copa do Brasil em 2005 (Reprodução / Web)
Paulista de Jundiaí celebrando o título da Copa do Brasil em 2005 (Reprodução / Web)

O futebol paulista continua em evidência no cenário nacional, com Mirassol, Novorizontino e Botafogo SP se destacando na Série B do Brasileirão. No entanto, há times que já tiveram seu momento de glória em competições nacionais e agora estão lutando para se reerguer.

Paulista de Jundiaí celebrando o título da Copa do Brasil em 2005 (Reprodução / Web)

A quarta e última divisão do futebol paulista teve até time campeão da Copa do Brasil em ação, como o Paulista de Jundiaí. A última edição da competição também contou com equipes como XV de Jaú, União São João, Mogi Mirim e Penapolense, que um dia brilharam no Paulistão, mas caíram no esquecimento.

Com o fim da primeira fase do Paulista Segunda Divisão, já conhecemos os times rebaixados: Paulista, Tupã, Santacruzense, Inter de Bebedouro, Batatais, Mogi Mirim, São Carlos, Colorado Caieiras, Atlético Mogi, União Mogi, ECUS e Barcelona.

Enquanto aguardamos o retorno dos clubes paulistas ao topo, vamos relembrar os momentos de relevância de times que deixaram sua marca na história do futebol.

Fundadores da Federação Paulista

Carlos Alberto Parreira e Cafu

Carlos Alberto Parreira e Cafu na Seleção Brasileira (Reprodução / Instagram)

O Nacional e o Jabaquara, que disputaram a Segunda Divisão do Paulista, estão entre os clubes fundadores da FPF, ao lado de Corinthians, Juventus, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa de Desportos e Portuguesa Santista.

O Nacional, time tradicional da capital paulista, possui quatro títulos em sua história: três da Série A3 do Paulista e um da Segunda Divisão, conquistado em 2014.

Além disso, o clube se orgulha de ter formado dois campeões mundiais em sua base: o goleiro do tricampeonato Félix e o capitão do penta Cafu.

Dentre os jogadores revelados pelo “ferrinho” estão nomes como Dodô, Magrão, Deco e Cacau.

Do interior de São Paulo para o Brasil

Paulista de Jundiaí

Paulista de Jundiaí na Segunda Divisão do Paulista em 2023 (Edvaldo Santos / Paulista FC)

Um ano após o Santo André conquistar a Copa do Brasil, outro clube fez história na competição. Em 2005, o Paulista de Jundiaí se consagrou campeão do torneio nacional.

Com uma campanha impressionante, o Galo de Jundiaí começou sua jornada memorável eliminando o Juventude. Na segunda fase, foi a vez do Botafogo ser derrotado. Após um empate em 2 a 2 no Maracanã, o Paulista garantiu sua vaga nas oitavas de final.

No confronto contra o Internacional, o Paulista levou a melhor nos pênaltis, eliminando o clube gaúcho. Nas fases seguintes, o time deixou para trás o Figueirense e chegou à semifinal.

Jogando em casa, com o estádio lotado, o time de Jundiaí venceu o Cruzeiro por 3 a 1, encaminhando sua histórica classificação para a final, onde enfrentou o Fluminense.

Com o Maracanã interditado, a decisão foi realizada em São Januário. O Paulista foi para o Rio de Janeiro com uma vantagem de 2 a 0 na bagagem, graças aos gols de Márcio Mossoró – destaque da equipe – e Léo. No jogo de volta, um empate em 0 a 0 selou a maior conquista do clube em seus 114 anos de história.

Carrossel Caipira e União

Carrossel Caipira

Time do Mogi Mirim conhecido como Carrossel Caipira (Reprodução / Web)

Outro clube que fez história no Paulistão e participou da segunda divisão estadual foi o Mogi Mirim. Em 1993, o time encantou o país com seu esquema tático 3-5-2 dinâmico, tendo jogadores como Rivaldo, Válber e Leto como destaques.

E falando em jogadores pentacampeões, outro time que revelou um jogador com esse status foi o União São João. O lateral-esquerdo Roberto Carlos saiu do clube de Araras diretamente para o Palmeiras, tornando-se um dos maiores laterais da história do futebol.

Assim como Roberto Carlos, o goleiro Veloso também passou pelo União São João na infância antes de concluir sua formação no Palmeiras.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.