Copa do Mundo: saiba tudo sobre os confrontos decisivos dos grupos E e F

01/12/2022 às 10h30

Por: Jônatas Mesquita

Após uma rodada eletrizante de jogos ontem (30), na qual Argentina e Polônia saíram classificadas no Grupo C, bem como França e Austrália no grupo D, hoje também é dia de decisão na Copa do Mundo.

Mais uma vez, os jogos serão realizados às 12h e às 16h e apenas uma seleção não tem chances de chegar às oitavas: após duas derrotas, o Canadá só cumpre tabela nesta quinta (1).

Grupo E

No grupo das campeãs mundiais Espanha e Alemanha todos têm chances de se classificar para a próxima fase. E, por incrível que pareça, a Seleção Alemã de Thomas Müller (foto acima) figura na última colocação e pode ficar de fora das oitavas de final mais uma vez (em 2018 perdeu a vaga para a Coreia do Sul).

LEIA TAMBÉM:

O grupo está posicionado da seguinte forma: Espanha (4 pontos), Japão (3), Costa Rica (3) e Alemanha (1).

No confronto entre Japão e Espanha, um empate coloca a Seleção Espanhola nas oitavas de final. Caso ela perca para a Seleção Japonesa pelo placar mínimo, por exemplo, ela fica de fora se a Costa Rica vencer a Alemanha ou, então, a Seleção Alemã golear a o time costa-riquenho (assim como a própria Espanha fez na primeira rodada).

Já o Japão, para não depender de ninguém, precisa apenas vencer o confronto direto contra a Espanha.

No outro jogo do grupo, Costa e Rica e Alemanha se enfrentam por uma das vagas. A Seleção Costa-riquenha só depende dela para avançar às oitavas de final, basta vencer. Para a Alemanha, primeiro é preciso ganhar o jogo. Se vencer pelo placar mínimo e o Japão perder para a Espanha também pelo placar mínimo, a Alemanha se classifica em segundo lugar.

Os jogos do grupo E serão realizados às 16h.

Grupo F

O jogo mais eletrizante do grupo deve ser realizado entre Croácia e Bélgica. Ambos os times brigam por uma vaga nesse confronto direto. Quem vencer já garante um lugar na próxima fase. O empate, entretanto, favorece a Croácia, que atualmente é líder do grupo com 4 pontos; em seguida, vem Marrocos (4), Bélgica (3) e Canadá (0).

Se a Bélgica não conseguir passar de um empate, pode se classificar desde que o Canadá vença o Marrocos de goleada. Por isso, a seleção de Kevin De Bruyne (foto acima) precisa jogar como não jogou até agora na Copa e vencer a partida.

No jogo entre Canadá e Marrocos, caso a Seleção Marroquina vença o – já eliminado – Canadá se classificará para as oitavas de final, feito que só conseguiu em 1986. Se empatar, o time se classifica desde que a Croácia saia vencedora no outro jogo ou a partida termine empatada.

Os jogos do grupo F serão realizados às 12h.

Como ficam os confrontos?

As duas seleções campeãs mundiais que estão no Grupo E podem dar adeus à Copa nesta quinta-feira. Se a Espanha perder para o Japão e a Costa Rica vencer a Alemanha, ambos os times se classificam para as oitavas.

Num cenário mais provável, a Espanha deve confirmar o primeiro lugar do grupo e enfrentar Marrocos, Bélgica ou Croácia.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.